Educação Fundamental 1

A nossa escola faz parte de um amplo movimento de educação iniciado por S. João Bosco, sacerdote italiano do século XIX (1815-1888). De Dom Bosco, herdamos o estilo e a finalidade da educação que realizamos, os quais encontram-se sintetizados no Sistema Preventivo ou Pedagogia do Amor.

A finalidade está sintetizada em formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A Educação Básica tem por finalidade desenvolver o aprendizado do educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável ao exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir nos posteriores estudos e encargos profissionais.

A Educação Infantil cumpre funções indispensáveis de cuidar e educar, em concordância com o desenvolvimento das crianças entre três e cinco anos, e objetiva:
I. Proporcionar condições adequadas para promoção e bem estar da criança;
II. Desenvolver suas habilidades físicas, motoras, emocionais, intelectuais, morais e sociais;
III. Ampliar suas experiências e estimular o interesse pelo processo de aquisição de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

O Ensino Fundamental, destina-se a educar crianças a partir de 06 (seis) anos e apresenta como objetivos específicos:
I. Fortalecer os vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se assenta a vida social;
II. Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;
III. Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

A nossa intervenção educativa propõe desenvolver um aluno capaz de assumir a vida em sua totalidade, vivendo assim com qualidade; uma pessoa que tenha a competência de se colocar diante dos outros e da sociedade com um patrimônio ideal de valores e significados, com atitudes dinâmicas e criticas diante da realidade e dos acontecimentos que o cercam.

Segundo Freire (1977), a escola é lugar onde se faz amigos, sobretudo, escola é gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é conviver. Portanto, o educador salesiano faz a diferença quando tem como seu elemento norteador o sistema preventivo de Dom Bosco que procura associar o conhecimento sistematizado a valores e experiências que permitam superar positivamente os riscos e as situações difíceis da caminhada, um ambiente educativo comprometido com a vida em sua plenitude, um ambiente marcado pela confiança, solidariedade, criatividade e também pelo cumprimento de direitos e deveres.

• 6º ao 9º ano Ensino Fundamental de 9 anos: Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006.
• Horário de funcionamento: 7h às 12h20min

Coordenação Pedagógica:
Iris Inês Argenta – coordenadoraef2@cssa.com.br

A proposta do Ensino Fundamental II é de uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo pois o educando é estimulado e orientado a ser protagonista de seu aprendizado. Com o auxílio do conteúdo programático os professores ensinam o aluno a adquirir a disciplina e hábitos de estudo. Capacitando-o a ter autonomia, e do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades sem perder as relações sociais pautadas no respeito e colaboração mútua.

Sendo assim, dentro de todo processo de aprendizagem o aluno percebe e reconhece seus acertos, erros, lacunas e dificuldades para compreender seu jeito específico e particular de aprender.

Esses são itens fundamentais para que o estudante consiga aproveitar ao máximo tudo o que é ensinado.

Disciplinas

Além da matriz convencional, o aprendizado fica mais enriquecido com as atividades pedagógicas, que envolvem aulas de História da Arte e Filosofia e das aulas multidisciplinares, com professor de Interpretação de texto e demais componentes curriculares simultaneamente.

Língua Portuguesa é dividida em Redação, Literatura, Gramática e Interpretação de texto como forma de avaliar melhor o desempenho individual dessa disciplina.

Da mesma forma, em Ciências no 9º ano, o aluno tem Biologia, Química e Física com professores especialistas em cada área, visando um melhor desempenho nessas disciplinas no Ensino Médio.

Avaliações

Os alunos realizam quatro avaliações bimestrais entre provas objetivas, subjetivas e simulados.

• O Ensino Médio do Salesiano Santo Antônio é aprovado pelo Recredenciamento: Portaria Nº 188/2007 - CEE/MT – D.O.E 04/07/2007 – Ensino Médio, Processo n. 2682/07 e parecer 281/07. Resolução Nº 630/2008-CEE/MT, Processo nº 94130/2011–CEE/MT e Parecer CEB Nº 216/2011- CEE/MT - D.O.E 08/09/2011.

O processo educativo do Ensino Médio segue as orientações da LDB 9394/96, em seu artigo 35º, tendo como finalidade: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológico dos processos produtivos, relacionando a teoria com a pratica, no ensino de cada disciplina.

Desta maneira, procuramos dar significado ao conhecimento por meio da contextualização, incentivando o raciocínio e a capacidade do aprendizado, promovendo assim, o desenvolvimento das competências deste jovem cidadão.

O currículo contempla as quatro áreas do conhecimento,
I - Linguagens;
II - Matemática;
III - Ciências da Natureza;
IV - Ciências Humanas,
e o Empreendedorismo trabalhado de modo interdisciplinar e inovador.

Equipe formada por especialistas e mestres.

O sistema de avaliação consiste em avaliações com questões de múltipla escolha e simulados.