Intercâmbio de líderes reúne alunos de nove escolas salesianas

26/07/2017

O Intercâmbio de Líderes 2017 reuniu, entre os dias 18 e 23 de julho, os alunos e os educadores do ensino médio das escolas da Missão Salesiana de Mato Grosso (Salesiano Dom Lasagna – Araçatuba, Salesiano Santa Maria – Cáceres, Salesiano Dom Bosco – Campo Grande, Salesiano de Santa Teresa – Corumbá, Salesiano Santo Antônio – Cuiabá/Coxipó, Salesiano São Gonçalo – Cuiabá e Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas) e de duas conveniadas (Escola Estadual Rui Barbosa – Campo Grande e Escola Estadual Dom Bosco – Corumbá). O encontro foi sediado na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande, MS.

Atividades do Intercâmbio de Líderes

Os estudantes começaram a chegar no dia 18 de julho para o almoço na casa de retiros. À tarde, realizaram inúmeras atividades recreativas no ginásio. No mesmo dia, às 17h, participaram da eucaristia de abertura do encontro, presidida pelo inspetor, padre Gildásio Mendes. Após o jantar, os 79 líderes juvenis se apresentaram uns aos outros.

Nos quatro dias de Intercâmbio foram oferecidas as seguintes oficinas de formação para as lideranças: liturgia e oração; canto e música de animação; recreação e dinâmicas e teatro e comunicação. À noite, eram realizados momentos celebrativos, como o terço meditado, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a noite penitencial e a noite de talentos.

O encerramento das atividades foi no dia 23 de julho, com uma missa celebrada na capela do Colégio Salesiano Dom Bosco. Os jovens foram acompanhados pelos educadores, assessores da Pastoral Juvenil Inspetorial e os salesianos padre Wagner Galvão (delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana), padre Marcelo Fujimura (animador do setor Escolas), padre João Vitor Ortiz (coordenador do Intercâmbio de Líderes), padre Aldir da Silva, Danilo Guedes e Idenilson Lemes.